Local: Colégio Pedro II - Rua São Francisco Xavier, 204 / 208 - Sala – Tijuca - Rio de Janeiro (como chegar)

E-mail: contato@creativeideias.com.br

Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 8832 6047

Carga Horária: 84h

Duração do curso: Março de 2014 à Novembro de 2014 em 7 módulos.

 

 

PÚBLICO ALVO:

Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas.

 

 

CRONOGRAMA:

14 e 15 de março - módulo 1;

11 e 12 de abril - módulo 2;

16 e 17 de maio - módulo 3;

25 e 26 de julho - módulo 4;

19 e 20 de setembro - módulo 5;

17 e 18 de outubro - módulo 6;

07 e 08 de novembro - módulo 7.

 

 

Horário:

Sexta

15h às 16h - Credenciamento

16h às 20h - Curso

 

Sábado

8h às 9h - Credenciamento

9h às 17h - Curso com intervalo para almoço.

 

 

OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que regem uma intervenção baseada Terapia ABA contribuindo para uma formação fundamentada na coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Módulo I - Conceitos Básicos e Introdução a Terapia ABA

Carga Horária: 12h

Introdução à Terapia ABA: Um panorama da área
a)    O que é Terapia ABA: Características
b)    Atualizações sobre os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento

a)    Filosofia Behaviorista Radical
b)    Análise Experimental do Comportamento e Análise Aplicada do Comportamento

Conceitos Básicos

a)    Comportamento Respondente
b)    Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção
c)    Esquemas de Reforçamento e Modelagem
d)    Operações Motivadoras
e)    Controle de estímulos: Discriminação e Generalização
f)    Encadeamento e fading
g)    Discriminação Condicional e Comportamento Simbólico

Comportamento Verbal

a)    O conceito de Comportamento Verbal na Análise do Comportamento
b)    Linguagem vs CV
c)    Falante e ouvinte
d)    Operantes Verbais
e)    Independência funcional dos operantes
f)    Escolhendo um meio de comunicação (Fala, Sinais, PECS, aparatos tecnológicos)
g)    PECS

 

Módulo II – Avaliação

Carga Horária: 12h

Conceituação

a)    O que é avaliação
b)    A importância da avaliação na Análise do Comportamento
c)    Avaliação Tradicional vs Avaliação Comportamental
d)    Análise Funcional
e)    Observação do Comportamento: Técnicas de Registro e Treino com Vídeo
a)    Definição de Objetivo

Instrumentos
a)    Escalas e Checklists (CARS, ATEC, M-Chat)
b)    Assessment of Basic Language and Learning Skills (ABLLS)
c)    Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program   (VB-MAPP)
d)    Diretrizes básicas para a realização de uma avaliação personalizada
a)    Currículo como avaliação
b)    Uso do programa Excel para tabulação e realização de gráficos
c)    Exercício de registro de comportamento

 

Módulo III – Intervenção I: Comportamentos Problema

Carga Horária: 12h

a)  Existe comportamento-problema?
b)  Doença e normalidade vs funcionalidade
c)  Funções comuns de comportamento-problemas
d)  Tipos comuns de comportamentos-problema
e)  Avaliação de comportamentos-problema (indireta, descritiva, experimental)
f)  Características da avaliação Funcional
g)  Questionários indiretos
h)  Análise experimental
i)  Resolvendo comportamentos-problema
j)  Técnicas de reforçamento diferencial: FCT (Functional Communication Training)
k)  Técnica da extinção
l)  Técnica de reforçamento não-contingente
m)  Técnicas “antecedentes”
n)  Distúrbios de Sono
o)  Distúrbios Alimentares

 

Módulo IV – Intervenção II: Práticas por Evidência

Carga Horária: 12h

a)    Prática por evidência
b)    Evidência das práticas Analítica Comportamental para o tratamento de indivíduos com necessidades especiais
c)    Tratamentos estabelecidos na comunidade cientifica

Técnicas de ensino
1)   Treino de Tentativas discretas
a.    Passos da tentativa discreta;
b.    Cuidados com a apresentação do ensino;
c.    Treino prático de tentativas discretas.

2)    Treino em contexto natural (Naturalistic Teaching)
a.    Treino pratico de ensino em ambiente natural.

 

Módulo V: Intervenção III: Ensino em Terapia ABA

Carga Horária: 12h

a)    Preparando o ambiente para terapia ABA
b)    Tipos de ensino
c)    Estratégias de Ensino
d)    Preferências de reforçadores
e)    Hierarquia de dicas ou Níveis de ajuda
f)    Programas de ensino da Terapia ABA
g)    Definição de objetivos
h)    Registro e avaliação do desempenho
e)   Remodelando a Terapia
a)    Programas Básicos de Terapia ABA
i)    PECS

 

Módulo VI: Intervenção IV: AVD’s Repertório Social e de Brincar

Carga Horária: 12h

a)    Atividades de Vida Diária
b)    Ensinando AVDs
c)    Encadeamento
d)    Análise de tarefas
e)    Sequencia de Atividades
f)    Modelagem
g)    Treino de Toilet
h)    Brincar
i)    Ensinando habilidades de Brincar
j)    Exemplos de Programas de Brincar
k)    Habilidades Sociais:
l)    Empatia
m)    Habilidades de Indepedência

 

Módulo VII – Inclusão Social e Habilidades Acadêmicas

Carga Horária: 12h

a)    Inclusão Social
b)    Relação com a Escola
c)    Treino de Pais
d)    Acompanhamento Terapêutico
e)    Leitura e escrita

 

 

COORDENAÇÃO:

Robson Brino Faggiani - Doutorando em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas.

 

 

PALESTRANTES:

Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista em clinica comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR/ Campinas - SP.

 

Andresa de Souza - Mestre em Análise do Comportamento Aplicada pela Southern Illinois University Carbondale (USA); Doutoranda em Análise do Comportamento Aplicada pela University of Nebraska Medical Center (USA); Treinamento no atendimento de crianças com desenvolvimento atípico pelo Center for Autism Spectrum Disorder em Carbondale (USA) e Munroe-Meyer Institute em Omaha (USA); Board Certified Behavior Analyst (BCBA).

 

Luana Zeolla - Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo. Treinamento no atendimento de crianças com desenvolvimento atípico pelo MIlwaukee Center for Independence-MCFI (USA).

 

Robson Brino Faggiani - Doutorando em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas.

 

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.

 

 

INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite):


ATÉ 28 DE FEVEREIRO - CURSO COMPLETO - 7 MÓDULOS - de R$ 1500,00 por:

  • OPÇÃO CARTÃO: até 10X de R$ 99,00 - valor total de R$ 990,00 - parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão OU;

 

  • OPÇÃO DEPÓSITO: individual - 1ª parcela de R$ 170,00 e mais 6 parcelas de R$ 120,00 - valor total de 890,00 OU;

  • OPÇÃO GRUPO: a partir de 3 pessoas - 1ª parcela de R$ 130,00 e mais 6 parcelas de R$ 110,00 - cada inscrito (depósito) - valor total de R$ 790,00.


 

Pagamento no cartão de crédito: R$ 990,00 - parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão

 

Referente ao investimento por DEPÓSITO BANCÁRIO, após o preenchimento da ficha abaixo mencionando que deseja realizá-lo, você irá receber um e-mail com todas as informações. Após o depósito é necessário a confirmação do mesmo através de e-mail: financeiro@creativeideias.com.br, ou pelos telefones: (21) 2577 8691 | 3025 2345. No dia do evento apresentar o comprovante na recepção.

 

 

__INSCRIÇÕES ENCERRADAS__

 

ATENÇÃO: A inscrição só é válida mediante a confirmação do pagamento. Somente o cadastro não assegura a vaga para o curso!

 

 

REGRAS GERAIS:

 

INSCRIÇÃO / PARTICIPAÇÃO


Política para participação no curso:

1. Só receberá o certificado de participação no curso, o participante que tiver 75% de frequência nos 7 módulos e com 100% do pagamento realizado;

2. Se o participante é de fora da cidade do RIO DE JANEIRO - RJ, certifique-se que o curso atingiu quórum mínimo ou a confirmação das datas dos módulos, antes de comprar sua passagem e reservar sua estada;

3. A CREATIVE IDEIAS se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem dos participantes do curso, pois o valor do investimento é apenas referente a participação no curso;

4. O não comparecimento a qualquer módulo ou dia, acarretará em falta e não haverá devolução do investimento, pois a vaga já estará preenchida pelo mesmo, não dando oportunidade para outros;

5. A inscrição só é válida mediante a confirmação do pagamento. Somente o cadastro não assegura a vaga para o curso.

6. Caso algum participante do grupo não realize o pagamento do investimento até a data limite, e com isso não tenha o número mínimo de participantes para obter o desconto em grupo, os demais participantes devem realizar o pagamento da diferença do investimento;

7. Caso o pagamento em cartão de crédito seja contestado ou cancelado, independente do motivo, entendemos que não houve o pagamento do investimento, e o participante deve regularizar a situação conforme as informações no item investimento.

8. O não comparecimento não dará direito a reposição de aula.

 

 

CANCELAMENTO / DESISTÊNCIA


Em caso de desistência, o CANCELAMENTO da inscrição somente poderá ser realizado mediante uma solicitação por e-mail para contato@creativeideias.com.br.

Política para devolução de dinheiro em casos de desistência:

1. Quando o curso for cancelado por parte do palestrante será feita à devolução de 100% do dinheiro pago pela pessoa em até 10 dias úteis;

2. Quando o curso for pago em cartão de crédito não será feito à devolução do dinheiro, o mesmo poderá ser repassado para outro ou transferir para outro curso do mesmo valor. Prazo de até 4 dias antes do curso.

3. Aviso com 20 dias ou mais de antecedência, dá direito a devolução de 80% do valor pago (essa opção é somente para pagamentos através de depósito);

4. A ausência não comunicada conforme cláusula 3, não dará direito a devolução do dinheiro ou transferência da inscrição para outro curso.

5. Em caso de força maior, como falecimento, ou mediante a apresentação de atestado médico, sendo enviada a solicitação dentro de um prazo de até 5 dias úteis, é feita a devolução de 100% do dinheiro pago pela pessoa, em um prazo de até 10 dias úteis a partir da data de solicitação (essa opção é somente para pagamentos através de depósito).

 

 

 

 
 

 

 

Atendimento Online

 

Atendimento Online

 

 

 

 

Redes Sociais

 

Facebook           Orkut           Twitter