Local: Colégio Pedro II - Rua São Francisco Xavier, 204 / 208 - Sala – Tijuca - Rio de Janeiro (como chegar)

E-mail: contato@creativeideias.com.br

Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047

Carga Horária: 96h

Duração do curso: Maio à Dezembro de 2015 em 8 módulos.

 

 

PÚBLICO ALVO:

Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas.

 

 

CRONOGRAMA:

22 e 23 de maio - módulo 1;

26 e 27 de junho - módulo 2;

24 e 25 de julho - módulo 3;

14 e 15 de agosto - módulo 4;

11 e 12 de setembro - módulo 5;

2 e 3 de outubro - módulo 6;

6 e 7 de novembro - módulo 7;

11 e 12 de dezembro - módulo 8.

 

 

Horário:

Sexta

16h às 17h - Credenciamento | Secretaria

17h às 20h - Curso

 

Sábado

8h às 8h30 - Credenciamento | Secretaria

8h30 às 17h30 - Curso com intervalo para almoço.

 

 

OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que fundamentam uma intervenção em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com desenvolvimento atípico.


O curso fornece aos alunos embasamento teórico e ferramentas para a aplicação de alguns princípios da análise do comportamento aplicada, aprimorando as práticas de cada profissional.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Módulo 1 | Conceitos Básicos e Introdução a Terapia ABA

Carga Horária: 12h

O módulo 1 tem o objetivo de ensinar os princípios básicos da Ciência do Comportamento que fundamentam a avaliação e a intervenção. Além disto, neste módulo são abordadas as características diagnósticas do TEA e é feita uma introdução à Terapia ABA.

Atualizações sobre os Transtornos de Espectro Autista
a) DSM V

Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos
a) Filosofia Behaviorista Radical
b) Comportamento Respondente
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção
d) Esquemas de Reforçamento e Modelagem
e) Operações Motivadoras
f) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização
g) Comportamento Verbal

Introdução à Terapia ABA: Um panorama da área
a) O que é Terapia ABA: Características

 

 

Módulo 2 | Avaliação do Comportamento

Carga Horária: 12h

O módulo 2 aborda a Avaliação Comportamental. Neste módulo, é discutida a realização da avaliação do repertório do cliente em termos de métodos, instrumentos utilizados e habilidades a serem observadas. Os critérios de seleção dos comportamentos-alvo que devem ser prioridades para intervenção e o desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) também são discutidos.

Definição de Avaliação Comportamental
a) Objetivos da Avaliação
b) Características da Avaliação

Métodos de Avaliação
a) Tipos de Medidas de Comportamento
b) Procedimentos para Medir Comportamento

Avaliação Inicial
a) Instrumentos e Habilidades Básicas

Programa de ensino Individualizado (PEI)
a) Determinando os objetivos da Intervenção

 

Módulo 3 | Manejo de Comportamentos-Problema

Carga Horária: 12h

O módulo 3 aborda a avaliação e intervenção em comportamentos-problema. O termo "comportamento-problema" se refere a déficits ou excessos comportamentais que podem prejudicar o cliente, suas interações e atrapalhar o desenvolvimento de novas aprendizagens. Neste módulo, são descritas diferentes maneiras de analisar e desenvolver estratégias para lidar com comportamentos-problema, como, por exemplo, birras, lesões e dificuldades alimentares.

O que é Comportamento-Problema
a) Tipos e Funções Comuns de Comportamentos-Problema

Avaliação de Comportamentos-Problema

a) Características da Avaliação Funcional
b) Métodos de Avaliação

Estratégias para Intervenção em Comportamentos-Problema
a) Reforçamento Diferencial
b) Estratégias Antecedentes
c) Estratégias Consequentes

 

 

Módulo 4 | Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas

Carga Horária: 12h

O módulo 4 aborda os princípios de ensino da análise do comportamento aplicada. Este módulo descreve estratégias estruturadas de fortalecimento de repertório comportamental, particularmente o ensino por tentativas discretas, focando na aplicação, registro dos dados e análise dos resultados da intervenção.

Estratégia de Ensino
a) Modelagem e Esvanecimento
b) Encadeamento
c) Imitação

Princípios de Ensino
a) Avaliação Constante
b) Ensino Personalizado
c) Aprendizagem sem erros

Ensino por Tentativas Discretas
a) Elementos da Tentativa Discreta
b) Registro de Desempenho e Análise dos dados

 

 

Módulo 5 | Ensino em Ambiente Natural e Generalização

Carga Horária: 12h

O módulo 5 continua os temas iniciados no módulo IV sobre estratégias e princípios de ensino. A ênfase deste módulo é o desenvolvimento de repertório complexo e o ensino em ambiente natural, fundamental para a generalização das habilidades aprendidas pelo cliente.

Tornando o Ensino Complexo
a) Programas Complexos em Tentativa Discreta

Ensino em Ambiente Natural
a) Elementos Fundamentais
b) Programando Ensino em Ambiente Natural

Outras Estratégias de Ensino

a) Vídeo-modelação
b) História Social
c) Economia de Fichas

Generalização
a) Transferindo o Comportamento para Novos Contextos
b) Programando a manutenção do Comportamento

 

 

Módulo 6 | Comportamento Verbal

Carga Horária: 12h

O módulo 6 retoma os princípios básicos relacionados ao comportamento verbal para discutir o desenvolvimento de habilidades básicas e avançadas de linguagem. Neste módulo, são abordados programas de ensino de habilidades de comunicação como solicitar verbalmente, descrever o mundo ao redor e iniciar e manter conversação. Além disto, são abordadas estratégias de comunicação alternativa.

Comportamento Verbal
a) Linguagem como Comportamento
b) Etapas do Desenvolvimento Verbal
c) Operantes Verbais

Ensino de Comportamento Verbal
a) Compreensão de Linguagem: Comportamento de Ouvinte
b) Expressão de Linguagem: Comportamento de Falante
c) Comunicação Alternativa

Linguagem e Interação Social
a) Iniciando e mantendo conversação

 

 

Módulo 7 | Atividades de Vida Diária, Repertório Social e de Brincar

Carga Horária: 12h

No módulo 7 são apresentados os procedimentos para o desenvolvimento das atividades de vida diária (ex: treino de toilet), iniciação e manutenção de interação social, além de habilidades de brincar sozinho e em grupo.

Atividades de Vida Diária
a) Análise de tarefas e Encadeamento
b) Atividades de Auto-cuidado

Repertório Social e de Brincar
a) Atenção Compartilhada
b) Iniciando e Mantendo Interações Sociais
c) Repertório Social Complexo: Empatia, Negociação, Cooperação
d) Ensinando Habilidades de Brincar
e) Tipos de Brincadeira
f) Brincar Sozinho e em Grupo

 

 

Módulo 8 | Inclusão Escolar, Habilidades Acadêmicas e Gerenciamento de Equipe

Carga Horária: 12h

O módulo 8 apresenta estratégias e procedimentos para o processo de inclusão escolar. Desta forma, são discutidos os parâmetros da inclusão e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas básicas. O gerenciamento da equipe que envolve pais, terapeutas e profissionais também é abordado neste módulo.

Inclusão Escolar
a) Parâmetros e Procedimentos para Inclusão Escolar
b) Desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado
c) Produção de Material Adaptado
d) Papel do Facilitador na escola

Habilidades Acadêmicas Básicas

a) Leitura, Escrita e Matemática

Gerenciamento de Equipes

a) Desenvolvimento de Objetivos Comuns

 

 

COORDENAÇÃO:

Robson Brino Faggiani - Doutor em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas. CRP:  06/80512

 

 

PROFESSORES:

Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista em clinica comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR/ Campinas - SP. CRP: 06/101144

 

Luana Zeolla - Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo. Treinamento no atendimento de crianças com desenvolvimento atípico pelo MIlwaukee Center for Independence-MCFI (USA). CRP: 06/106295

 

Robson Brino Faggiani - Doutor em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas. CRP:  06/80512

 

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.

 

 

INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite):


ATÉ 26 DE DEZEMBRO DE 2014 - CURSO COMPLETO - 8 MÓDULOS - de R$ 1800,00 por:

 

* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. As parcelas se encerram antes da finalização do curso (parcelas decrescentes em relação a data de finalização do curso).


 

Pagamento no cartão de crédito: R$ 1.200,00 - parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão

 

 

__CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO__

 

 

Referente ao investimento por DEPÓSITO BANCÁRIO, após o preenchimento da ficha abaixo mencionando que deseja realizá-lo, você irá receber um e-mail com todas as informações. Após o depósito é necessário a confirmação do mesmo através de e-mail: financeiro@creativeideias.com.br, ou pelos telefones: (21) 2577 8691 | 3025 2345. No dia do evento apresentar o comprovante na recepção.

 

ATENÇÃO: A inscrição só é válida mediante a confirmação do pagamento. Somente o cadastro não assegura a vaga para o curso!

 

 

REGRAS GERAIS:

 

INSCRIÇÃO / PARTICIPAÇÃO


Política para participação no curso:

1. Só receberá o certificado de participação no curso completo de aprimoramento em ABA, o participante que tiver 75% de frequência nos 8 módulos e com 100% do pagamento realizado; o participante que tiver frequência inferior, irá receber apenas o certificado dos módulos que teve presença confirmada.

2. Se o participante é de fora da cidade do RIO DE JANEIRO - RJ, certifique-se que o curso atingiu quórum mínimo ou a confirmação das datas dos módulos, antes de comprar sua passagem e reservar sua estada;

3. A CREATIVE IDEIAS se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem dos participantes do curso, pois o valor do investimento é apenas referente a participação no curso;

4. O não comparecimento a qualquer módulo ou dia, acarretará em falta e não haverá devolução do investimento, pois a vaga já estará preenchida pelo mesmo, não dando oportunidade para outros;

5. A inscrição só é válida mediante a confirmação do pagamento. Somente o cadastro não assegura a vaga para o curso.

6. Caso algum participante do grupo não realize o pagamento do investimento até a data limite, e com isso não tenha o número mínimo de participantes para obter o desconto em grupo, os demais participantes devem realizar o pagamento da diferença do investimento;

7. Caso o pagamento em cartão de crédito seja contestado ou cancelado, independente do motivo, entendemos que não houve o pagamento do investimento, e o participante deve regularizar a situação conforme as informações no item investimento.

8. O não comparecimento não dará direito a reposição de aula.

 

 

CANCELAMENTO / DESISTÊNCIA


Em caso de desistência, o CANCELAMENTO da inscrição somente poderá ser realizado mediante uma solicitação por e-mail para contato@creativeideias.com.br.

Política para devolução de dinheiro em casos de desistência:

1. Quando o curso for cancelado por parte do palestrante será feita à devolução de 100% do dinheiro pago pela pessoa em até 10 dias úteis;

2. Quando o curso for pago em cartão de crédito não será feito à devolução do dinheiro, o mesmo poderá ser repassado para outro ou transferir para outro curso do mesmo valor. Prazo de até 4 dias antes do curso.

3. Aviso com 20 dias ou mais de antecedência, dá direito a devolução de 80% do valor pago (essa opção é somente para pagamentos através de depósito);

4. A ausência não comunicada conforme cláusula 3, não dará direito a devolução do dinheiro ou transferência da inscrição para outro curso.

5. Em caso de força maior, como falecimento, ou mediante a apresentação de atestado médico, sendo enviada a solicitação dentro de um prazo de até 5 dias úteis, é feita a devolução de 100% do dinheiro pago pela pessoa, em um prazo de até 10 dias úteis a partir da data de solicitação (essa opção é somente para pagamentos através de depósito).

 

 

 

 
 

 

 

Atendimento Online

 

Atendimento Online

 

 

 

 

Redes Sociais

 

Facebook           Orkut           Twitter